Encontrei esse texto muito bom no Blog da amiga Regiane - "Especial como a vida deve ser" - e gostaria de compartilhar com voces. Nunca temos tempo para olhar!
Diferentes olhares...
Como assim? Existe mais de um? Sim, existe isso eu já sabia! Agora por favor, me faça parar.... apenas essa palavra: PA-RAR! Parar para ver o que eu não vejo. Não vejo porque minha rotina não me permite. Parar para ANALISAR, REFLETIR, SONDAR, DESCOBRIR HIPÓTESES, SENTIR sobre o que vejo.
Percebo que a importância que dispenso a ouvir o outro é inútil se não houver a priori o desejo de ouvir, o desejo de observar, o desejo de aprender com o meu próximo. A observação é o que irá trazer mudanças significativas para minha prática pedagógica.
Como conquistar esse tal de tempo para facilitar nossa vida?
Para esse tipo de pergunta nem sempre encontramos a resposta que nos cala ao coração, pois descobrimos que o tempo depende de nossa concepção. Quais os meus valores? O que eu espero do meu trabalho, do meu grupo? O que espero de mim?
O que tenho priorizado?
Questões como essas devem estar bem claras em nossa mente, pois desta forma poderemos nos organizar no tempo e no espaço, para que nossas tarefas não se limitem a apagar incêndios..
Regiane Montilha, Pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: