sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Filmes que você não pode deixar de ver! 22. SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

 22. Sonho de uma Noite de Verão (San Zimske Noci), 2004, Sérvia

Do Diretor Sérvio Goran Paskaljevic, com Lazar Ristovski, Jasna Zalica e Jovana Mitic. 


             Um filme Sérvio do diretor sérvio Goran Paskaljevic, que usou uma menina autista de verdade porque, segundo as palavras do próprio diretor, "é impossível que qualquer ator faça um personagem deste tipo como é na realidade".  Embora tenha sofrido críticas e o dilema moral de trabalhar com um autista, ele reconheceu que todos os médicos e as pessoas que trabalham com pessoas autistas o estimularam a dar prosseguimento à ideia porque "não se deve excluí-los da vida cotidiana".

Uma outra característica do filme, é que o Diretor usou os nomes reais dos atores nos personagens e que segundo ele, colocar o mesmo nome dos atores nos personagens é um recurso bem interessante. Talvez eles nem estejam ''atuando''; o realismo é tão grande que gera espontaneidade por parte deles.




SINOPSE:

Lazar (Lazar Ristovski) volta para casa depois de dez anos na prisão. Ao chegar, encontra uma refugiada bósnia (Jasna Zalica), que mora na casa com a filha autista (Jovana Mitic). O que ao princípio fora uma simples indiferença, rapidamente se tornou num apego de grande afeto, entre o homem e a jovem especial. E a relação entre os dois vai ser uma metáfora chocante do panorama de deterioração da Sérvia atual. Contudo, Lazar desejoso de começar uma vida nova, tomará conta delas e, negando-se a aceitar a doença de Jovana, tentará fazer com que acorde de seu "sonho autista".



Há uma lenda que diz que as fadas, às vezes, levam algumas crianças e deixam no seu lugar os seus próprios filhos. É que os autistas não são deste mundo, são filhos de fadasé uma das superstições retratadas no filme e apesar da sugestão do título, pouco tem o filme a ver com o maravilhoso conto de William Shakespeare. 

Vale a pena pela atuação da menina Jovana!



Um comentário:

  1. Querido (a) amigo (a) estou dando uma passadinha no teu Blog. E gostei muito e voltarei sempre. U abraço: Manoel Limoeiro de Recife - PE.Brasil.Visite o Blog por favor: http://www.grupounidoderodafogo.blogspot.com.br/

    Recife -PE. 05 de junho de 2015.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!