Recebi essa informação de Raphael Garcez, designer gráfico (site, e-mail: contato@raphaelgarcez.com), que possui interesse em ajudar terminar esse software, pois ainda esta em fase de projeto, já que não teve apoio público nem privado. As responsáveis são:
Alice Neves Gomes: Designer Gráfica, Universidade Federal do Amazonas
Claudete Barbosa da Silva: Mestra em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Amazonas
As duas desenvolveram um software, baseado na metodologia TEACCH de ensino. O objetivo principal do Software é desenvolver a capacidade intelectual aliada a noções de organização, para que a criança autista possa habituar-se a uma rotina educacional. Ressalta-se que é imprescindível a presença de um adulto ou de um profissional da educação que auxilie nas operações, desde o primeiro dia de uso até o momento em que a criança autista se sinta confiante e aprenda a rotina. O software projetado possui um layout que atende as características comportamentais da criança autista ao evitar a complexidade, ou seja, não possui excessos em sua unidade compositiva, a harmonia visual é regular sem a sobreposição de elementos formais que exigem maior atenção para a leitura e compreensão. O jogo das cores e a mistura entre desenhos e fotos conferem um equilíbrio das forças na organização visual da tela.
O personagem dialoga diretamente com a criança
Horário de Atividades segundo TEACCH
A contribuição desta pesquisa está na inserção do Design enquanto importante recurso visual de comunicação, somando com estudos para a educação inclusiva, favorecendo a integração e o aumento na qualidade do ensino lúdico para crianças autistas.
Alguém quer ajudar? Entre e contato que passo o e-mail da Alice Neves Gomes, responsável pelo Projeto.
VEJA O ARTIGO COMPLETO AQUI: SOFTWARE EDUCATIVO PARA CRIANÇAS AUTISTAS
Alguém quer ajudar? Entre e contato que passo o e-mail da Alice Neves Gomes, responsável pelo Projeto.
VEJA O ARTIGO COMPLETO AQUI: SOFTWARE EDUCATIVO PARA CRIANÇAS AUTISTAS
Olá meu nome é Alexandra Sarandy, mais conhecida como tia Leka. Sou professora de informática e trabalho com três crianças autistas na minha escola. Gostaria muito de saber mais sobre este software pois também tenho vontade de criar jogos para que eles possam interagir mais. Beijos com carinho. Acessem www.infoleka.hdfree.com ou www.instimorais.blogspot.com
ResponderExcluirOlá, meu nome é Geraldo, sou instrutor de informática na Escola APAE de Carazinho - RS. Li sobre a função do software interagir com as crianças autistas e na minha opinião vai mais além, muitos alunos podem se beneficiar da interação por voz. Fiquei bastante interessado e gostaria de saber se posso auxiliar de alguma forma, em que linguagem o programa esta sendo desenvolvido, e se for do seu interesse estou a disposição para auxiliar no que estiver ao meu alcance! Meu contato: geraldosch@hotmail.com ou pelo Face: Geraldo Schwertner Um grande Abraço!
ResponderExcluirOi, leiam o artigo completo "SOFTWARE EDUCATIVO PARA CRIANÇAS AUTISTAS". É só clicar no título logo abaixo da postagem e entrem em contato direto com a autora: alicengomes@gmail.com
ResponderExcluirAbraços