A sinalização tátil, principalmente nos pisos, proporciona aos cegos e pessoas com baixa visão o exercício do direito de ir e vir.
Tenho notado em meu município que há muito desconhecimento em relação as normas de acessibilidade. Instalam os pisos de alerta e direcionais como acham que deve ser, ou só estão cumprindo a lei, sem a preocupação da funcionalidade. Quando a cor do piso tátil é muito próxima a cor do piso adjacente, inviabiliza o uso por idosos e pessoas com baixa visão. O piso tátil deve ser cromodiferenciado.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) assinou em outubro de 2008 o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para acessibilidade de Pessoas com Deficiência nas agências bancárias em acordo com o Ministério Público Federal e com Ministérios Públicos estaduais de São Paulo e de Minas comprometendo-se a cumprir as regras definidas, sob penalização de multas diárias. Os 20 bancos que aderiram ao TAC deverão realizar uma série de modificações em agências bancárias e postos de atendimento para atender a pessoas com deficiência locomotora, auditiva, visual e mental. O termo exige que, em 15 meses, 100% das agências nas áreas atingidas devem ter rampas ou elevadores de acesso para pessoas com deficiência. Também exige que os bancos, no mesmo período, tenham ao menos um caixa eletrônico adaptado, com prazo máximo de dez anos para que todas as máquinas sejam adaptadas. O acordo ainda estipula que todas as agências tenham ao menos um conhecedor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atender os deficientes auditivos. Os contratos terão que ser lidos em voz alta ou eletronicamente para pessoas com necessidades visuais.
Dentre as adaptações, o Piso Tátil também está incluído.
Veja Termo de Ajustamento de Conduta completo em: Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)
Algum dos Bancos Aderentes:
1. Banco ABN AMRO REAL S.A.
2. Banco Bradesco S.A.
3. Banco do Brasil S.A.
4. Banco ITAÚ S.A.
5. Caixa Econômica Federal
6. HSBC Bank Brasil S.A.
7. Banco Mercantil do Brasil S.A.
7. UNIBANCO
8. Banco SANTANDER
Mapa Tátil. Somente Banco do Brasil apresenta
Bradesco, boa acessibilidade, falta sinalização direcional na
rampa
Caixa Econômica Federal, sem piso tátil, somente chão sinalizado para as filas, mas possuem caixa eletrônico para pessoas com deficiência
Banco Real. Rampa sem cromodiferenciação, contudo espaço interno com boa acessibilidade e piso contrastante
Banco Itaú. Excelente acessibilidade e marcação de piso tátil
Oi, gostaria que voce desse uma olhada nos restaurantes da cidade e nos órgãos públicos. Não só acessibilidade de locomoção como também os banheiros. Um cadeirante tem dificuldade nos self-services para se servir, pesar, etc. Cadeirantes também consomem e não transitam pelas lojas da cidade.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!