terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Filmes que você não pode deixar de ver! 8. O Garoto Selvagem

8. O Garoto Selvagem - L'enfant sauvage,1969
De François Truffaut, com Jean-Pierre Cargol , François Truffaut , Françoise Seigner , Jean Dasté , Annie Miller

Sinopse: Baseado no livro de Jean Itard, um psiquiatra e pedagogo francês, responsável pela educação de um menino encontrado no final do século XVIII, na floresta de Aveyron, sul da França. Acredita-se que nunca teve contato com a sociedade do mundo civilizado. Foi lhe atribuída a idade de 11 ou 12 anos e o nome de Victor. Ele andava de quatro e se expressava por guinchos, emitindo gritos agudos. Foi entregue às autoridades locais e transportado para um orfanato para surdos das redondezas e posteriormente para o Dr. Itard que queria provar seus métodos pedagógicos e conhecimento da condição humana.
No garoto selvagem, tanto o da vida real como o do filme permaneceu uma dúvida se sua incapacidade cognitiva, era determinada por fatores genéticos ou por fatores ambientais, tendo sido estudado até pelo psicanalista Bruno Bettelheim, para quem o menino era autista, e por esta razão havia sido abandonado por seus pais.
A partir de sua experiência com o menino, ltard formulou a hipótese de que a maior parte das deficiências intelectuais e sociais náo é inata, mas tem sua origem na falta de socialização do indivíduo, na falta de comunicaçáo com seus semelhantes, especialmente de comunicação verbal.

O esforço do Dr. Itard resultou só parcialmente satisfatório. Ele utilizou-se de rotinas e reforços e Victor aprendeu a utilizar o banheiro, aceitou usar roupa e aprendeu a se vestir. No entanto, não lhe interessavam nem as brincadeiras nem os jogos e nunca foi capaz de articular mais que um reduzido número de palavras. Poucos mais progressos fez e acabou por morrer em 1828, com cerca de quarenta anos de idade.
A história do garoto selvagem de Aveyron, por mais misteriosa que seja, é um bom pretexto para um diálogo interdisciplinar que está apenas em seu início.

Disponível

Mariza Helena Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!