2. Um certo olhar – Snow Cake, 2006
De Marc Evans, com Alan Rickman, Sigourney Weaver, Carrie-Anne Moss
Sinopse: Alex (Alan Rickman) é um taciturno inglês que está no Canadá para se encontrar com a mãe de seu falecido filho. No caminho ele dá carona para Vivienne (Emily Hampshire), jovem que vai visitar a mãe. Na viagem um caminhão atinge o carro, matando Vivienne. Alex sai então à procura da mãe da jovem. Ao encontrá-la, descobre que ela (Sigourney Weaver) é autista. Linda não tem qualquer reação ao saber da tragédia, mas Alex decide ficar com ela até o funeral. É quando ele conhece Maggie (Carrie-Anne Moss), a vizinha sexy com quem se envolve.
Um filme bastante sensível, que conta com atuações muito boas de Alan Rickman e Sigourney Weaver. A autora do roteiro, Angela Pell, moldou os acontecimentos a partir da convivência e experiências vividas com o filho autista, Johnny. Por isso, nota-se rapidamente ser um filme sobre a percepção.
Percepção e entendimento do sentido da existência humana, da necessidade de lidar com diversidade, perdas e diferenças, e, também, de que mesmo aqui existem mundos paralelos. No final o que sobressai é a amizade, a solidariedade, a nossa capacidade de amar. Um belo filme. Um belo retrato do autismo!
Mariza Helena Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: