quarta-feira, 15 de abril de 2009

Imagem Corporal

Voce sabe por que nós não vivemos batendo em tudo quando caminhamos? Posso te colocar em um lugar totalmente estranho, uma casa, por exemplo, e vc caminhará tranquilamente por todos os comodos sem se esbarrar em todas portas, quinas e fechaduras. Essa é a sua imagem corporal., ou seja, vc sabe exatamente o tamanho do seu corpo, o tamanho que ele ocupa no espaço. Vc não nasce com  uma imagem corporal formada,  vc vai adquirindo-a com o passar dos anos, e na fase adulta já deve estar plenamente estabelecida.
Um bom exemplo para entendermos a consciência dessa imagem corporal é observando o adolescente, sempre desajeitado. O cerébro não acompanha o crescimento rápido do físico. Conclusão: ele se esbarra em tudo, derruba tuda na mesa ao atravessar a mão para pegar um suco na outra ponta, bate demais os braços e os ossinhos laterais da bacia em todas as portas e passagens, por mais largas que sejam. Ele não sabe ainda exatamente o tamanho que  tem.
Se não ocorrer problemas, estabelecemos a consciência do nosso "eu físico" logo no início da fase adulta. Alguns a desenvolvem, mas de forma distorcida, outros, mesmo adultos ainda não a possuem adequadamente.
Bem, não tenho mais minha imagem corporal (oh!!! onde vc está?). A pequena camada de gesso confundiu meu cérebro, que agora não sabe mais meu tamanho. Daí, eu bato os braços engessados em todas as portas, quinas e fechaduras!!!(aiiiiiii) Aumentei alguns centimetros no espaço e ... sou um adolescente desajeitado!! (o adolescente pode deixar prá lá). E não sou só eu quem bato, todos batem nos meus braços (não é mesmo, Prim?). Todos os outros cérebros também têm que se ajustarem a mudança da minha imagem corporal, pois eu aumentei muito rápido uns 5 cm de espessura em cada braço.
Tomara Deus que meu cérebro não "pire" muito nesse período. Vou exigir dele e ele de mim, afinal, novas conexões nervosas irão se formar. A parte mais estimulada nessa etapa é a da criatividade (mostrarei para vcs mais tarde) juntamente com a área do equilibrio, motora, sensorial, dentre outras. Haja sinapses (não é mesmo Drª Bete? Bjs)!!!!

VEJA TAMBÉM: FALANDO SOBRE LATERALIDADE
                             VIVENDO DO LADO ESQUERDO

3 comentários:

  1. Oie!Estamos ai pra qq socorooooooo! De coceiras na cabeça a uma possivel confecção de C.T! Rs!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!