terça-feira, 28 de abril de 2009

Cachorro estressado! Amor = Saúde

1 e 2. Jimi roubando minha cama
3. Jimi pedindo carinho








Não é só a minha vida que mudou. A do "meu" cachorro mudou muito mais.
Impossibilitada de acariciá-lo, de alimentá-lo e de brincar com ele, seu comportamento começou a mudar. Ele começou a ficar desobediente, fazendo xixi nas minhas coisas e na casa toda. Se distraíssemos um pouco, lá estava ele deitado na minha cama. Jimi (seu nome) começou a comer suas cobertas, e ele engole!!! Tudo bem, há muitas mudanças no ambiente, mas a mudança que mais o tem afetado é a falta das minhas carícias, toques e abraços.
CARÍCIA (toque, afago, estímulo) é a unidade de reconhecimento humano. Todos nós necessitamos de carícias, tanto quanto precisamos de comida. Bichos também. Toda fêmea lambe a sua cria! Nenhuma criança (ou adulto) aguenta a indiferença dos pais, parceiro, amigo! Um beijo é melhor que um tapa. Mas, um tapa é melhor do que a indiferença...! Bem, o Jimi prefere levar "pito" o dia todo do que nada! Ele está se sentindo rejeitado.
Como eu relatei em COCEIRA - Fisiologia nossa pele serve para conter nossos órgãos e nos dar o limite corporal, porém suas funções vão muito além. Pela pele estabelecemos diferentes níveis de permeabilidade com o meio e também com as pessoas. Ao mesmo tempo, nossa pele tem a função de nos separar e de nos unir aos outros. A pele possui várias funções integradoras, entre elas, fisiológicas, sensoriais, expressivas, eróticas e psíquicas. É responsável pela nossa termoregulação, equilíbrio hídrico, tato, sensibilidade, temperatura, pressão e dor. Além disto, as emoções se expressam através da pele e nos dá nosso referencial de identidade. Por exemplo, ficamos “vermelhos” quando sentimos vergonha, “pálidos” quando estamos com medo, “roxo” quando sentimos raiva. Sentimos comichão quando reprimimos o tesão, cócegas quando temos medo do contato, arrepiamos quando sentimos medo, surpresa ou felicidade, suamos frio frente ao perigo...
Dentre todas as necessidades do ser humano, o toque na pele é o mais importante estabelecedor de afetos e empatia. O abraço é o toque mais sublime e o mais universal e contribui fundamentalmente para a cura e a saúde. É um ato recíproco de dar e receber afeto, de sustentar o outro em toda sua humanidade. Ao abraçar uma pessoa expressamos nossa afetividade, amor e carinho. Temos a sensação de proteger e ser protegido. Ao abraçar encontro comigo e com o outro simultaneamente. A proximidade faz com que o ar que respiramos se misture, é possível escutar o coração e o palpitar da vida. O abraço é tão poderoso, capaz de reconfortar e acalmar em qualquer situação.
O simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao estresse. Por isso, abraço significa saúde e pode aumentar a longevidade. Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do estresse, são reduzidos após um abraço. Enquanto a oxitocina, um importante hormônio ligado à fidelidade e felicidade, aumenta.
Por isso as carícias são tão importantes para o ser humano. Elas nos dão a dimensão de quem somos e nos fazem aceitar quem somos... irados, sozinhos, loucos, carentes .... Tudo resolve com um abraço!
Se é tão importante prá nós, também é para os bichos. E para o Jimi também, que só começou a se "recuperar" após "sessões" de toque e carinho, algumas vezes ao dia. E ajudou, mesmo feito só com as pontinhas dos dedos. Desculpe Jimi, mas logo tudo voltará ao normal!
Voce já abraçou alguém hoje?

VEJA TAMBÉM O VÍDEO "O ABRAÇO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!