terça-feira, 21 de abril de 2009

Coceira - Fisiologia


Alguém já parou para pensar sobre a coceira? Bem, é um assunto que não desperta muito interesse, a não ser que a coceira seja em você e ... você não possa coçar.

Quem leu O CABELO sabe bem o que eu quero dizer. O cabelo bem curto ajudou muito, mas outras coceiras começaram a surgir do nada. Primeiro no nariz, depois nos braços engessados e por último em quase todo corpo (acho que o corpo sente a falta de estímulos sensoriais e provoca coceira).

As quinas da casa já não eram suficientes. Novas técnicas precisei criar, mas tive que entender melhor o que era a coceira e daí tentar enganá-la, como a "técnica do arrepio", que relatarei no fim.

O corpo humano é coberto por quase dois metros quadrados de pele, sendo a parte do corpo humano mais rica em terminações nervosas. Quando se dá algum estímulo na pele, ele pode não incomodar a princípio, mas logo vai começar a coçar. Logo que o fio de cabelo, o pó, ou qualquer fiapo encostar na sua pele, receptores na derme ficarão irritados. Em frações de segundo, esses receptores enviam pelas fibras da pele um sinal para a medula espinhal e depois para o córtex cerebral.

As mesmas fibras que enviam os sinais de coceira também são usadas para enviar sinais de dor para o cérebro, porém, dor e coceira produzem reações opostas. A dor desestimula o desejo de encostar no seu foco, enquanto a coceira nos dá vontade de arranhar e coçar a pele. Assim que sentimos uma coceira, nossa reação natural é arranhar o local. O motivo para essa reação é simples: queremos nos livrar da irritação o mais rápido possível. Ao arranhar a área da irritação, sente-se alívio. Quando o cérebro percebe que o local foi arranhado, afastando o agente irritante, o sinal enviado para o cérebro de que você tem uma coceira é interrompido, deixando de ser reconhecido.

Mesmo que você não remova o agente irritante, o ato de arranhar vai causar uma pequena dor e desviar a atenção da coceira. O agente irritante que causou a coceira pode ser muito pequeno (talvez tenha apenas alguns mícrons), afetando apenas algumas terminações nervosas. Quando você arranha o local onde se encontra o agente irritante, não apenas o remove como também irrita outras terminações nervosas além daquelas que já foram irritadas, parando a coceira antes de começar a dor.

Bem, isso é a coceira e eu não tenho como aliviá-la! A não ser que... eu arrepie. Depois de um arrepio por frio, notei que uma coceira persistente dentro do gesso sumiu como num passe de mágica. Comecei então a me provocar arrepios. No princípio foi fácil. Era só pensar em todas essas coisas que nos dão arrepios. Depois, pensar já não adiantava mais e eu passei a arranhar as paredes com as unhas. Arrepiou? Eu também, mas a coceira passou.
Aceito sugestões.

Mariza Helena Machado

Um comentário:

Deixe seu comentário:

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!