15. Vermelho como o Céu - Rosso Como il Cielo, 2006, Itália
De Cristiano Bortone, com Luca Capriotti, Patrizia La Fonte e Paolo Sassanelli
Sinopse: Saga de um garoto de 10 anos, nos anos 70, que sofre um acidente com a arma do pai e fica cego. Ele luta contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Mirco (Luca Capriotti) é um jovem toscano de dez anos apaixonado por cinema. Uma vez que a escola pública não o aceitou como uma criança normal, é enviado para um instituto especializado em deficientes visuais em Gênova.
O diretor é um padre, ele próprio cego e de idéias retrógadas. Talvez por saber como a vida é dura para os deficientes visuais, o diretor reprime as manifestações mais imaginativas dos alunos e tenta prepará-los para atividades práticas limitadas, mas que ele acredita que serão aquelas que os garotos terão condições de desenvolver.
Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias sonoras. Ganha apoio de um professor, mobiliza os colegas, em breve ele está ameaçando o sistema montado no instituto, ou assim pensa o diretor, que o expulsa, mas é obrigado a aceitá-lo de volta.
No desfecho, o professor que lhe apóia desde o começo e acredita em seu potencial, organiza um espetáculo de fim de ano montado com os sons do menino e pede aos pais que coloquem vendas sobre os olhos, para que eles fiquem na mesma situação dos filhos que estão atuando no palco.
Nessa mesma época e em função do fato, o governo italiano baixou uma lei de integração de crianças deficientes visuais à rede pública.
Mirco se tornou um sonoplasta renomado na Itália. Baseado na história real de Mirco Mencacci.
O MELHOR FILME DA MINHA VIDA
ResponderExcluir