segunda-feira, 4 de maio de 2009

Primeira Noite - Terapia do Riso

Vou retornar um pouco no tempo, mais precisamente na primeira noite em casa, quarta-feira, 08 de abril de 2009.

Personagens: minha querida irmã Prim e a amiga Paulete.

Minha irmã Prim é uma pessoa única! É um pouco atrapalhada e possui um humor excelente. Bem, foi ela quem passou a primeira noite em casa comigo.

Minha ficha ainda não havia caído e as dores eram terríveis. Prim ria de tudo. Essa é sua manifestação de nervosismo. Os acessos de riso começaram na hora de escovar meus dentes. Escova elétrica parece fácil de manusear, mas só deve ser ligada dentro da boca. Não sabiamos e foi pasta prá todo lado, menos nos dentes. E assim foram risos e mais risos em todos os preparativos para ir para cama. Prim se atrapalhou em todos, mas o desconto deve ser dado pois ela e eu estavamos fazendo tudo pela primeira vez. Ela sendo minhas mãos e eu dando ordens: "tranque aqui, puxe o travesseiro assim, desligue agora, passe a tranca para baixo, etc". Como é difícil falar sem as mãos! Como a Prim mesma disse: "Parece que voce está me dando aula!" As mãos nos ajudam a explicar melhor as coisas, a mostrar como deve ser feito e a demonstrar. Sem as mãos parece que falamos sem entonação!
Campainha tocou. Paulete veio dar uma força. Véspera de feriadão, veio direto do "happy hour" só prá prestar sua solidariedade. Jogamos alguns papos fora, intercalados com uns ais meu e Prim tendo acessos de risos a cada careta, a cada dificuldade e a cada descoberta. O riso incontrolável a levou correndo para o banheiro. "Foi fazer xixi", pensei. Paulete aproveitou para se despedir e ... "deu branco". Isso, Paulete teve um súbito mal estar, agachou-se no chão e falou "deu branco". Sem saber o que fazer chamei a Prim, que não respondia dentro do banheiro. Chamei de novo e sai a Prim de dentro do banheiro, branca como cera. Estava passando mal, "soltava por cima e por baixo", e eu sem saber o que fazer com as duas. São as emoções! Graças a Prim e a sessão anterior de "Terapia do Riso", minhas dores quase desapareceram, meu astral elevou-se e consegui acudir as duas. Paulete, mandei para casa e Prim coloquei para dormir. Sinceramete, foi a noite mais divertida da minha vida. "A alegria dilata e aquece o organismo", diziam os médicos do século XVI. "Já a tristeza contrai e esfria o corpo."
O fato de viver positivamente as situações da vida, de ganhar um limão e fazer uma limonada, de rir, mesmo nas situações mais tristes, favorece a liberação de endorfina, substância poderosa causadora de bem-estar, relaxa as artérias, melhora a circulação e beneficia a reação imunológica. O bom humor também aumenta a capacidade de resistir a dor, pois a endorfina é um analgésico natural. O que diferencia um pessimista de um otimista é que as vivências desfavoráveis não conseguem tirar do segundo a alegria de viver. Rir de nós mesmos é um formidável caminho para a saúde. O riso tem importante papel na redução dos hormônios envolvidos na fisiologia do estresse (adrenalina e cortisol), melhorando nossa capacidade de sentir prazer.
Quem não ri não pensa, não cria, não ousa, não vive. Quando rimos fazemos uma micromassagem em todas as células do nosso corpo. Rir pode ter o mesmo efeito de uma sessão de ginástica, pois protege o coração, facilita a digestão e limpa os pulmões.

A risada é como uma meditação. Quando você ri, não consegue pensar em outra coisa, nem na dor. Por isso, essa foi a melhor noite da minha vida e a dose de endorfina que recebi naquela noite me ajudou a chegar até aqui. Aprendi com voce Prim, que não damos risadas porque estamos felizes, somos felizes porque damos risadas!
Obrigada Prim.

Mariza Helena Machado

2 comentários:

  1. Mãe...como eu gostaria de estar com vc na primeira noite...no dia em que aconteceu... mas o que me deixou mais tranquila foi em saber que vc estava com ótimas pessoas ao seu lado, e pelo visto...mais divertido do que foi seria impossível!!! Ainda bem que rir faz bem a saúde...pois se fizesse mal vc estaria perdida!!!
    AMO VC!!!

    ResponderExcluir
  2. A M E I reus relatos. E o tanto que ri agora, lendo essa história?!
    É tia, foi tudo de bom... e acho que queríamos te deixar tão calma que no final vc teve que cuidar da gente. Foi ótimo mesmo e olha que depois dessa risadas ainda teve as risadas da Prim contando pra mim, no serviço...hahahahaha...kkkkkk..rsrsrs...
    É isso.. o gesso já tá bem pequenininho.. perto da cura... e esse BLOG ficou lindo, foi uma grande ocupação para você!
    BEIJAO!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!