sexta-feira, 15 de maio de 2009

Quem canta seus males espanta!!!

Diz o ditado: “quem canta seus males espanta”. Não sei quem acertadamente disse isso, pois estudos comprovam que cantar faz bem à saúde mental e corporal! A crença de que existe uma relação positiva entre cantar, bem-estar e sistema imunológico foi comprovada por estudos realizados em vários países. Amostras de sangue foram colhidas antes e depois de uma hora de canto em um grupo que participava pela primeira vez de um coral. Na amostra, ficou comprovado que, depois da interpretação, as concentrações de imunoglobulina A (hormônio do nosso sistema imunológico) e de cortisol (hormônio que age no organismo em situações de grande stress) estavam maiores do que antes da interpretação.
Quem canta precisa respirar da maneira correta e com isso, a circulação cerebral é beneficiada. A oxigenação no cérebro ajuda no aprendizado, no bom descanso e nas células, eliminando as impurezas. O ato de cantar ativa diversas áreas do cérebro, principalmente as relacionadas às emoções positivas. De todas as artes a música, quando expressa, através do canto, é a que mais atua no interior da emoção humana e melhor se comunica com o hemisfério direito do nosso cérebro, que é o responsável pela emoção, pelos sonhos, novas idéias, criações e responsável direto por nosso estado de alegria ou tristeza. Quem não utiliza seu hemisfério direito do cérebro não libera endorfinas e não é feliz. Durante grande parte de nossas vidas buscamos cultivar somente as aptidões do hemisfério esquerdo que é verbal, racional, pontual e com isto, a outra metade do nosso cérebro, hemisfério direito, não é desenvolvida ou desenvolve-se muito pouco ao longo da nossa existência.
A voz revela a identidade e o caráter de um indivíduo. Está ligada diretamente ao emocional, a sua história. A voz é a expressão sonora da personalidade. Quando a pessoa canta, está se revelando em vários aspectos, sua voz reflete seu interior. Mostra sua alma, a desnuda. É praticamente impossível se esconder. Quando sua laringe emite um som, a pessoa se revela.
Acredito que todos aqueles que querem, podem vir a cantar. Mesmo aqueles desafinados ou cuja voz não é das mais privilegiadas. Quem não sente prazer cantando embaixo do chuveiro? A sensação acústica no banheiro é genial, todas as vozes ficam grandes e poderosas! E não há contra indicações. Cantar só faz bem! A música pode nos fazer bem de muitas maneiras. Algumas vezes serve apenas para relaxar, em outras nos traz lembranças que mexem com nossos sentimentos e emoções. A ligação entre a música e a história pessoal de cada um é feita através do cérebro, dependendo da forma como se é exposto à música: como simples ouvinte, como cantor ou tocando algum instrumento.

... o tédio começou a chegar, então vamos cantar?

Mariza Helena Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!