sexta-feira, 1 de maio de 2009

Não consigo dormir!

SONO, ELIXIR DA JUVENTUDE!


05/10/2010 - Em maio do ano passado, com os dois braços quebrados e engessados, não conseguia dormir e estava preocupada com minha saúde física e mental em função da minha insônia. Esse período já passou, mas a importância de uma boa noite de sono está descrita no post abaixo. Vale a pena conferir!

Não consigo dormir de barriga e braços para cima. As noites são longas e silenciosas. Causa angústia. Depois do Jô Soares pouca coisa tem pra se ver na tv. Como eu, acredito que muitos estão pelas madrugadas da vida de olhos abertos, sem conseguir dormir. Motivos? Todos! Uns por ansiedade, outros por preocupação, alguns por dores, outros por tristezas, muitos por fome, outros por trabalho , vários pela consciência e daí vai.

Acredito que poucos sabem o valor de uma boa noite de sono!

Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias, enquanto crianças necessitam de um período de 9 a 11 horas de sono, uma vez que, quando elas não dormem o suficiente, ficam irritadiças, além de terem comprometimento de seu crescimento, do aprendizado e da concentração.

A única coisa que se pode afirmar é que um mínimo existe, mas um máximo não. Os "bons de cama" aprendem mais rápido e tem boa memória, pois o sono ajuda a limpar o cérebro de informações desnecessárias e a dar lugar a novas aprendizagens. Assim, alguém que dorme 10 horas tem quase dobrada a sua habilidade de fixar as informações. Da mesma forma, acordar antes de completar as 6 horas pode fazer com que se perca tudo o que estava sendo gravado e aprendido.

Não é apenas para a memória que o sono é importante. Durante esse período, o organismo aproveita para se recuperar do cansaço físico. Além do relaxamento muscular, é principalmente à noite que se produz o hormônio do crescimento. Na criança, esse hormônio é indispensável ao desenvolvimento e, no adulto, promove a cicatrização e a reposição de células da pele e o sistema imunológico também se refaz.

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem outros processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes .

Li certa vez, um estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, onde indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque. Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.


Bem, parece que vivi embriagada nestes ultimos dias!

A leptina é um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade e também é secretada durante o sono. Pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menores quantidades de leptina. Resultado: o corpo sente necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidratos.


Com a redução das horas de sono, a probabilidade de desenvolver diabetes também aumenta. A falta de sono inibe a produção de insulina (hormônio que retira o açúcar do sangue) pelo pâncreas, além de elevar a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, que tem efeitos contrários aos da insulina, fazendo com que se eleve a taxa de glicose (açúcar) no sangue, o que pode levar a um estado pré-diabético ou, mesmo, ao diabetes propriamente dito.

É na escola que os primeiros sintomas da falta de sono são percebidos. O desempenho cai e a criança pode até ser equivocadamente diagnosticada como hiperativa, em função da irritabilidade e de sua dificuldade de concentração, conseqüentes da falta do sono necessário. Se alguém, adulto ou criança, dorme menos que o necessário, sua memória de curto prazo não é adequadamente processada e a pessoa não consegue transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido. Em outras palavras: se alguém - adulto ou criança - não dorme o tempo necessário, tem muita dificuldade para aprender coisas novas.


A curto prazo, ou seja, uma "insônia" como a minha, que acredito que vai ocorrer apenas num dado período, os sintomas são: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.


A longo prazo ou em períodos muito longos, observa-se: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.

Bem, só estou com os braços quebrados e não quero adquirir "nenhuma outra doença" em função das noites mal dormidas. Preocupada com as noites em claro, passei a desenvolver técnicas para relaxar e que estão dando certo. Trabalho a respiração, os músculos e a concentração com exercícios simples. Tem dado certo. Também evito muitas atividades durante a noite, preferindo um filminho bem light.
Conhecendo agora a importância de uma boa noite de sono, pode-se constatar "Que Deus ajuda quem cedo madruga", mas "Quem perde a hora vive mais"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!