domingo, 12 de dezembro de 2010

NOVO EXAME CONSEGUE IDENTIFICAR AUTISMO EM 10 MINUTOS

O teste, desenvolvido nos EUA, utiliza um aparelho de ressonância magnética

Em exames com 60 pessoas, entre sete e 26 anos, a eficiência foi de 95%.

Em apenas 10 minutos já é possível dizer se uma criança tem autismo, graças a um novo exame desenvolvido por cientistas americanos. O teste, que usa um aparelho de ressonância magnética comum, possibilita um diagnóstico cada vez mais precoce. A expectativa é que ele esteja disponível nos hospitais em cinco anos. 
A um custo de 266 reais por paciente, o método apresenta uma precisão de 95%. Mostrando como diferentes partes do cérebro se comunicam, ele deve substituir a exaustiva série de exames tradicionais a que psicólogos, psiquiatras e neurologistas submetem as crianças atualmente - e que mesmo assim podem levar anos para chegar a uma conclusão.
Pessoas autistas têm conexões mais fracas entre diferentes partes do cérebro, o que resulta em lentidão no aprendizado e problemas de comunicação e comportamento. O exame desenvolvido em Harvard mostra como moléculas de água viajam pelas conexões cerebrais. Com esse dado, os médicos são capazes de dizer se o paciente tem um cérebro autista ou não.

Eficiência - Os pesquisadores afirmam que ainda é preciso realizar mais testes para comprovar se o exame é realmente eficiente, mas estão otimistas. Em exames com 60 pessoas, entre sete e 26 anos, a eficiência foi de 95%. "O paciente mais jovem que testamos tinha 7 anos, mas estamos realizando testes em crianças de três”, diz Nicholas Lange, da Harvard Medical School.
Além da rapidez no diagnóstico, o exame pode contribuir também para o tratamento que, conforme já se sabe, precisa começar o quanto antes para dar resultados satisfatórios. Atualmente, há um caso de autismo no mundo para cada grupo de 100 pessoas.

2 comentários:

  1. à primeira vista, e sem conhecer o estudo em questão, diria que 95% parece muito mas não é, se nos lembrarmos que estamos a falar de uma condição que afecta cerca de 1% da população.

    Isto é, se o teste falha em 5% dos casos e, supostamente, há 99 não-autistas para cada autista, isso quer dizer que os 5% de não-autistas erradamente diagnosticados serão, em valor absoluto, muito mais que os 95% de autistas que serão correctamente diagnosticados.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo,
    Que ótimo comentário!
    Concordo com você. Pessoalmente o "rótulo" ou o "diagnóstico" é o que menos importa. Precisamos focar nas habilidades e no crescimento de "qualquer" criança com algum transtorno de desenvolvimento. Cada ser é único e dessa forma deve ser tratado.
    Muitos pais acreditam que um diagnóstico correto irá mudar o quadro de seu filho ou irá modificar alguma conduta. Coloco a informação para ser questionada e debatida, pois dessa forma ela impulsiona os interessados a pesquisarem mais e a desenvolverem o senso crítico.
    Obrigada pela rica contribuição e volte mais vezes. Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!