quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Filmes que você não pode deixar de ver! 10. BLACK BALLOON

10. Sei que vou te amar - Black Balloon, 2008
De Elissa Dowm, com Rhys Wakefield, Luke Ford, Toni Collette, Erik Thomson, Gemma Ward.

Sinopse: Um filme muito bom que explora o dia a dia de uma família australiana na décade de 1980. A família Mollison possui 2 filhos, Thomas (Rhys Wakefield) de 16 anos e seu irmão mais velho Charlie (Luke Ford), autista com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). Thomas Mollisson quer apenas ter uma vida normal, mas o funcionamento de toda sua família gira em torno de oferecer um ambiente de vida seguro e o mais feliz possível para Charlie, seu irmão. Ao se mudar para uma nova casa e uma nova escola, Thomas conhece Jackie Masters (Gemma Ward) e começa a se apaixonar por ela.
Ao contrário do que se pode pensar, o foco do filme não é o autismo de Charlie. O centro da narrativa é Thomas, cuja solidão e angústia comovem desde o primeiro instante do filme. Thomas tem que lidar com os preconceitos em relação ao irmão, com a vergonha, com as gozações dos colegas e com o total desconhecimento das pessoas em relação ao autismo, tudo isso em meio as angústias e anseios da adolescência. Thomas não encontra suporte familiar em sua mãe, seu pai e muito menos em Charlie, que é totalmente dependente de cuidados (o ator que faz o papel de Charlie representou de forma extremamente convincente) e toma todo o tempo dos pais.
Charlie possui esteriotipias, não fala, contudo tem boa linguagem receptiva, entende ordens simples e é totalmente inflexível a certas mudanças em sua rotina. Usa suas fezes como massa de modelar, se auto agride quando contrariado e passa a maior parte do tempo só de cuecas batendo uma colher de pau no chão. Apesar de seu autismo ser mais grave ele freqüenta uma escola especial e é excelente no vídeo game. A meu ver, a família o infantiliza e trata-o como um bebezão. A mãe parece querer compensar o autismo de Charlie impedindo que ele fique triste ou contrariado, não impondo limites claros. Em meio a esse caos, Thomas acaba sufocando sua individualidade por meio de uma função que acaba exercendo forçosamente, cuidar de Charlie enquanto sua mãe está no hospital por conta da gravidez, justamente quando ela começa um relacionamento com Jackie.
O filme trata de relações humanas, tolerância, preconceito e diferenças.  
 
Não deixem de ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!