segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Filmes que você não pode deixar de ver! 11. The Apple, 1998

11. The Apple, 1998 - A Maçã
De Samira Makhmalbaf, com Massoumeh Naderi, Zahra Naderi, Ghorban Ali Naderi.

Comentário: “A Maçã” narra a história verídica de duas irmãs gêmeas, Massoumeh e Zahra, trancafiadas em casa pelos pais – uma senhora cega e um senhor desempregado – durante 11 anos, o que as levou a um processo de  atraso no desenvolvimento global. A prisão domiciliar era justificada por uma passagem de um texto religioso do Alcorão, segundo o qual as jovens são como pétalas, que fenecem ao contato do sol e não podem ser tocadas por homens. No filme, acompanhamos o drama dos pais (do pai, principalmente) para não ver as filhas ficarem sob a tutela do Estado. Ele tentará ensinar as meninas a desenvolver habilidades essenciais, como varrer o terreiro e fazer comida, para provar a uma assistente social que elas devem ficar com a família. O instigante é que não só a história das irmãs é verídica como os envolvidos no drama representam a si mesmos no filme. O pai, por exemplo, aceitou representar a si mesmo por acreditar que, assim, poderia defender seu nome, que fora, em sua opinião, caluniado pela imprensa, quando o caso veio à tona. É a própria Samira que diz, numa entrevista concedida no Brasil: “Começamos a fazer o filme apenas quatro dias depois que toda a imprensa abriu espaço para a história. Isso significa que o que foi captado, nesse curto período de tempo, era o real, ou as conseqüências sociais e psicológicas do acontecido”.

O filme inicia com um texto que é um abaixo-assinado organizado pelos vizinhos para que os pais das meninas as libertem de sua “prisão” e que o Estado fique com a guarda das jovens. Sendo assim, a Assistente Social vai à casa de Massoumeh e Zahra, em um bairro pobre do Teerã, e toda a imprensa local para fazer a matéria.
O título Maçã não é nenhuma alusão a pecado. A maçã simboliza a libertação, pois com maçãs as duas irmãs conquistam e celebram suas primeiras amizades.
Interessante observar como os anos de reclusão e privação social atrasaram o desenvolvimento de ambas. Elas mal falavam, não sabiam brincar, expressar afeições e sentimentos, mal sabiam andar e apresentavam esteriotipias.








SAMIRA MAKHMALBAF, nasceu em Teerão em 1980.
Samira é filha do internacionalmente reconhecido Mohsen Makhmalbaf. Quando tinha oito anos participou no consagrado filme do pai THE CYCLIST (1987). Depois de frequentar uma escola de cinema privada, foi assistente de realização do pai em THE SILENCE (1998). Fez o seu primeiro filme THE APPLE, em 1998, com apenas 17 anos.

Vale a pena conferir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!