terça-feira, 27 de julho de 2010

ENSINO DE HABILIDADES BÁSICAS NA DEFICIÊNCIA MENTAL E NOS DISTÚRBIOS DE DESENVOLVIMENTO


Baseado nas orientações de Margarida Windholz em seu livro:
“Passo a Passo, Seu Caminho – Guia curricular
para o ensino de habilidades básicas”.

Parte I
Qualquer ser humano deve, antes de qualquer aprendizagem, desenvolver habilidades iniciais que lhe permitirão perceber o mundo a sua volta. Isso se dá através dos sentidos.
É através da visão, audição, tato, olfato e paladar que a criança percebe o ambiente, as pessoas, as coisas, os animais, os alimentos, o mundo que o cerca. Eles são nosso meio de comunicação com o mundo. Estes têm a capacidade de transformar os estímulos em impulsos nervosos, os quais são transmitidos ao sistema nervoso central, que por sua vez, determina as diferentes reações do nosso organismo. Dia após dia, a criança vai adquirindo habilidades para o ver, para o sentir, para os sabores, para escutar e para reconhecer os diversos aromas existentes. A utilização correta do nosso aparelho sensorial é que vai propiciar base para aprendizagens mais complexas.
Na criança sem deficiência essas habilidades são adquiridas naturalmente no decorrer dos primeiros anos de vida. Por motivos diversos, muitas dessas habilidades sensoriais não surgiram naturalmente no desenvolvimento de algumas crianças, limitando suas experiências e consequentemente as aprendizagens. Daí a importância de se treinar o desenvolvimento das habilidades sensoriais, restaurando as possibilidades de interação e de novas aprendizagens.
O treino das habilidades de senso-percepção é o primeiro e a partir dele se desdobra outros mais complexos, como a imitação, o uso funcional de brinquedos, a comunicação e as atividades da vida diária.
TREINO SENSO-PERCEPTIVO
1.   PERCEPÇÃO VISUAL
1a. CONTATO VISUAL
2.   PERCEPÇÃO AUDITIVA
3.   PERCEPÇÃP TÁTIL
4.   PERCEPÇÃO GUSTATIVA
5.   PERCEPÇÃO OLFATIVA


1.           PERCEPÇÃO VISUAL
Objetivos:
Perceber diferentes estímulos visuais;
Manipular objetos que entrem no campo visual;
Perceber estímulos visuais diferentes;
Produzir a visão de objetos escondidos;
Explorar a imagem refletida no espelho.

Exemplos de atividades:
- acender e apagar as luzes, o som, o ventilador;
- soprando velas, cata-ventos;
- brincar de esconder – achou, utilizando um pano;
- brincar de esconder e achar;
- seguir a luz da lanterna no escuro;
- jogo de sombras na parede;
- seguir objetos com o olhar;
- trocar de olhar entre dois objetos;
- explorar o rosto humano;
- explorar as mãos;
- ver-se no espelho, brincar na frente do espelho.


1a. CONTATO VISUAL

                 O treino da habilidade de CONTATO VISUAL é uma categoria específica e a principal, pois a aprendizagem só ocorre quando a criança estabelece contato com os estímulos envolvidos. Assim, aumentar a quantidade e qualidade de contato visual aparece como um dos primeiros objetivos em qualquer programa educacional. Além disso, um treino formal de contato visual permite o estabelecimento de outros comportamentos importantes, como o de permanecer sentado e de atender uma ordem. Ele é pré-requisito fundamental para o desenvolvimento de novas interações e de novos desempenhos, sendo o primeiro a ser introduzido no programa.


Objetivos:
Manter contato olho a olho;
Olhar para objetos;
Seguir estímulos luminosos.

Exemplo de atividades:
- “Olhe para mim” João! Sentamos com a criança a nossa frente, separamos alguns reforços e solicitamos que olhe para nós. Por exemplo, 5 sessões ao dia com 20 ordens em cada.Temos que estabelecer o contato visual. Podemos de início reforçar apenar o olhar furtivo, para depois ir aumentando o tempo de contato.
- Usar uma lanterna num quarto escuro e solicitar a criança que olhe a luz ou incidir luz sobre um objeto no escuro e solicitar a criança que olhe.
- Brinquedos luminosos e com sons.
- Painel com várias luzes de várias cores. Trabalhe no escuro solicitando que olhe a luz. Apague a luz do painel, acenda do ambiente e use reforçadores caso a criança olhe.

2.   PERCEPÇÃO AUDITIVA
Objetivos:
Discriminar sons do ambiente;
Perceber ruídos produzidos por si mesmo;
Localizar fontes sonoras;
Perceber sons de diferentes intensidades, durações e ritmos.

Exemplos de atividades:
- buscar o som das pessoas;
- ouvir o som de brinquedos;
- ouvir os sons do ambiente;
- identificar sons de animais, carro, máquinas, etc.;
- usar o corpo para produzir sons (pulseira chocalho, tambor, piano, lata com feijão, pandeiro, apitos, guizos);
- identificar chamado;
- identificando sons diferentes;
- atividades com gravador;
- atividades com música;
- atividades com volume alto e baixo;
- identificar sons do corpo (palmas, bater o pé, bater as mãos na coxa, mesa).

2 comentários:

  1. Maria Helena querida, que Deus te dê forças sempre, a gente sempre passa por momentos assim....

    Venha sempre, vc é muito querida!!!! ZC

    ResponderExcluir
  2. Querida Maria Helena! Achei que aqui seria a melhor maneira de responder seu comentário no meu blog!
    Os links que eu coloquei são para baixar o filme atraés de algum programa de torrent. Você usa algum? te indico esse aqui:
    http://www.baixaki.com.br/download/utorrent.htm
    Qualquer dúvida não existe em perguntar e parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!