1. OLHE NOS MEUS OLHOS – Minha vida com a Síndrome de Asperger
De John Elder Robison, Ed. Larousse, 2008
Autobiografia de John Elder Robison por ele próprio.
Robison conta de forma bem humorada e direta sua vida com Asperger. Seu diagnóstico só veio aos 40 anos e antes disso foi rotulado como sendo um jovem com desvios de conduta.
Apesar de tudo isso, trabalhou com a banda KISS e com Pink Floyd, projetando e melhorando os equipamentos de som, criando as lendárias guitarras de Ace Frehley. Mais tarde trabalhou também numa grande empresa de brinquedos, na criação de jogos eletrônicos, levando sempre consigo suas dificuldades, principalmente a de comunicar-se.
Nos últimos 20 anos trabalha com carros e tem sua própria empresa.
Robison nos relata seus sentimentos, atitudes e modo de pensar de forma extremamente direta e racional, proporcionando um excelente conhecimento acerca da Síndrome.
Algumas passagens do livro:
“Quando estou conversando com alguém, estímulos visuais podem distrair a minha atenção. Na infância, se eu visse alguma coisa curiosa, parava completamente de falar e ficava observando o que me interessava. ... Por isso, procuro focar meus olhos em algo neutro, ...”
“Era inconcebível para mim que poderia haver mais de uma maneira de brincar, mas o pior é que havia! ... Eu nunca misturava meus blocos. Blocos azuis com blocos azuis, vermelhos com vermelhos. Mas Doug chegava e colocava um bloco vermelho em cima dos azuis. Ele não percebia que estava errado? Depois que batia nele, eu voltava a brincar. Do jeito correto.”
O livro foi Best Seller do New York Times e deveria ser leitura obrigatória para todo profissional que trabalha com autismo. Excelente fonte de informação para pais.
Mariza Helena Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário: