quarta-feira, 8 de julho de 2009

Falando Sobre a Lateralidade.

Andei sumida, mas já estou de volta. Caí de novo!!! Não é problema de DNA não (Data de Nascimento Avançada), escorreguei no vômito do cachorro, e ... para salvar os pulsos ... distendi os músculos bíceps, tríceps e deltóide do braço dieito e ... tive que mudar a lateralidade.
Então, vamos entender como funciona a lateralidade!!!
Para iniciar, enquanto construo o texto, vamos fazer esse teste:
Para que lado a dançarina está rodando?
Se é no sentido horário, você... tem o hemisfério direito cerebral predominante, agora se percebe o movimento no sentido anti-horário, a predominância é no hemisfério esquerdo.
Aguardem outros!!!
Experimentem esse agora:
LATERALIDADE X ESQUEMA CORPORAL
O recém-nascido não tem qualquer dominância de um ou outro lado do corpo. Ele utiliza-se das duas mãos à vontade até chegar à idade de um ano aproximadamente, então a mão dominante começa a pegar objetos do lado oposto. A mão mais hábil do ponto de vista motor, é mais fácil de manobrar, é a mão dominante.
Lateralidade, portanto, é o predomínio de um lado do corpo sobre o outro. Pensamos só na mão quando falamos em lateralidade, no entanto, deve-se considerar também, as extremidades inferiores, os órgãos dos sentidos, a visão e o ouvido.
A lateralidade é uma bagagem inata, correspondendo a dados neurológicos. Como todos sabem, o cérebro é composto por dois hemisférios, o direito e o esquerdo, unidos por vários feixes de fibras de comunicação, sendo o maior de todos denominado de corpo caloso. O hemisfério direito comanda o lado esquerdo do corpo e o hemisfério esquerdo comanda a o lado direito do corpo.
Mas antes da lateralidade se estabelecer, a criança precisa ter noção do seu corpo, do espaço que ele ocupa e do que ele pode fazer. Ela precisa desenvolver uma visão do seu próprio corpo em sua mente, ou seja, uma imagem corporal, que nada mais é do que a representação mental de seu próprio corpo – seu esquema corporal. Não é um conceito aprendido e que depende de treinamento. Ele se organiza pelas experiências do corpo da criança. É uma construção mental que a criança realiza gradualmente, de acordo com o uso que faz de seu corpo
A criança percebe seu próprio corpo por meio de todos os sentidos, estando o seu corpo ocupando um espaço no ambiente em função do tempo, captando assim imagens, recebendo sons, sentindo cheiros e sabores, dor e calor, movimentando-se. O corpo é o seu centro, o seu referencial, para si mesma, para o espaço que ocupa e na relação com o outro.
A função de interiorização permite a passagem do ajustamento espontâneo, a um ajustamento controlado que, propicia um maior domínio do corpo, culminando em uma maior dissociação dos movimentos voluntários. A criança, com isso, passa a aperfeiçoar e refinar seus movimentos adquirindo uma maior coordenação dentro de um espaço e tempo determinado. Descobre sua dominância e com ela seu eixo corporal.
O corpo passa a ser um ponto de referência para se situar e situar os objetos em seu espaço e tempo. Neste momento assimila conceitos como embaixo, acima, direita, esquerda e adquire também noções temporais como a duração dos intervalos de tempo e de ordem e sucessão, isto é, primeiro e ultimo.
A estruturação espacial não nasce com o indivíduo. Ela é uma elaboração e uma construção mental que se opera através de seus movimentos em relação aos objetos que estão em seu meio.
Para a criança assimilar os conceitos espaciais precisa, também, ter uma lateralidade bem definida, o que se dá por volta de 6 anos. Ela torna-se capaz de diferenciar os dois lados de seu eixo corporal e consegue verbalizar este conhecimento, sem o que fica difícil distinguir a diferentes posições que os objetos ocupam no espaço. Daí a importância em não contrariar a lateralidade da criança, pois dela dependerá muitos sucessos futuros.
Crianças que não tem consciência de seu próprio corpo podem experimentar algumas dificuldades como insuficiência de percepção ou de controle de seu corpo, incapacidade de controle respiratório, dificuldades de equilíbrio e de coordenação.
Elas podem também, apresentar dificuldades em se locomover em um espaço predeterminado e em situar-se em um tempo, pois o esquema corporal está intimamente ligado à orientação espaço-temporal.
Uma criança com grandes problemas de esquema corporal manifesta normalmente dificuldade de coordenação dos movimentos, apresentando certa lentidão que dificulta a realização de gestos harmoniosos simples, como abotoar uma roupa.
A criança se confunde em relação às diversas coordenadas de espaço, como em cima, embaixo, ao lado, linhas horizontais e verticais, e também não adquire o sentido de direção devido a confusões entre direita e esquerda.
Uma perturbação de esquema corporal pode levar a uma impossibilidade de se adquirirem os esquemas dinâmicos que correspondem ao hábito visomotor e também intervém na leitura e escrita.
Uma conseqüência séria da falta de esquema corporal é o não desenvolvimento dos instrumentos adequados para um bom relacionamento com as pessoas e como seu meio ambiente, e pior ainda, leva a um mau desenvolvimento da linguagem.
Bem, em função de tudo isso que aconteceu tive que provisoriamente mudar minha lateralidade: “Estou perdida no tempo e no espaço”...

VEJA TAMBÉM: VIVENDO DO LADO ESQUERDO
                             IMAGEM CORPORAL

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 0
Pais brasileiros criam a primeira revista de autismo na América Latina, com 100% de voluntariado.

REVISTA AUTISMO - EDIÇÃO NÚMERO 1

AGENDA PÚBLICA - REVISTA AUTISMO

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...

VISITE O BLOG DO ARTEAUTISMO E ...
... CONHEÇA FILIPE, O ARTISTA QUE PINTOU ESSE QUADRO.

Campanhas

Campanhas
Manifesto Ser Diferente é Normal!

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO

UNIQUE TYPES É UM MOVIMENTO CONTRA O PRECONCEITO
Usando as fontes você apoia a causa da AACD, mostrando que os os deficientes físicos podem fazer praticamente tudo que as pessoas sem deficiência podem.

Campanha 2010, tome uma atitude!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!

VERDE VIDA - Divulgue essa idéia!
Visite o Blog

Campanha Pegada Ecológica - Calcule a sua!

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

AMPUTADOS VENCEDORES - PARCEIRO

Amputados Vencedores

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO

BLOG DA AUDIODESCRIÇÃO
CONHEÇA, DIVULGUE!